terça-feira, 7 de abril de 2009

Limão na salmoura

Trata-se de uma receita tradicional de conserva dessa fruta. O limão na salmoura é muito utilizado em receitas do Norte da África, principalmente de Marrocos, e faz parte dos ingredientes da receita de tajine à brasileira que publiquei neste blog. Fácil de preparar, também dá um toque especial a outras receitas, notadamente de frango, peixe ou até saladas.

Antes do preparo, verifique se os limões cabem no vidro. Do contrário, reduza a quantidade de limões e demais ingredientes proporcionalmente ou divida a preparação em mais vidros.

A pimenta-do-reino é facultativa, mas eu a recomendo porque dá um toque especial ao preparo. Deve ser triturada ou apenas grosseiramente moída.

Ingredientes

- 8 limões sicilianos orgânicos
- 1 recipiente de vidro de 500 ml com tampa, fervido e esterilizado
- 80 g de sal grosso
- 1 colher (sopa) de coentro em grãos
- 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos triturados ou grosseiramente moídos
- 1 colher (chá) de pimenta-branca em grãos
- sumo de 1 limão
- ½ litro de água fervida morna

Preparo

Mergulhe o vidro durante 15 min em água fervente para esterilizá-lo.

Esprema um limão e reserve o sumo.

Lave os limões restantes, esfregando-os com uma escova (se os limões não forem orgânicos, recomendo que sejam mergulhados alguns instantes em água fervente para eliminar qualquer rastro de agrotóxicos).

Com uma faca bem afiada, faça quatro incisões iguais, em forma de gomos, na casca de cada limão, sem chegar às pontas da fruta nem à polpa.

Com a ajuda de uma colher, preencha delicadamente cada fenda com sal grosso e pimenta-do-reino triturada, indo do centro até as pontas.

Coloque os limões no vidro junto com os grãos de coentro e de pimenta-branca. Acrescente o sumo de limão.

Cubra os limões com a água morna e coloque algum objeto (como uma xícara, por exemplo) sobre eles para fazer peso. Se necessário, esterilize antes esse objeto.

Feche bem o vidro e deixe descansar por 3 ou 4 semanas, antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário