quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tiê – Sweet Jardim

A cantora paulistana Tiê acabou de lançar seu primeiro CD, Sweet Jardim, em que mostra em 10 faixas todo o seu talento de compositora e cantora. Após ter obtido o Prêmio Fico do Colégio Objetivo e estudado canto em Nova York, Tiê ingressou na banda de Toquinho e criou o projeto Cabaret, em parceria com Dudu Tsuda, que lhe deu certa visibilidade no meio musical de São Paulo.

Com delicadeza comovente, Tiê escreve canções cuja aparente ingenuidade é apenas um estojo para deixar fluir imagens e sensações realçadas por letras que contam histórias individuais e de relacionamento em que a cantora é quase sempre a protagonista. A instrumentação, principalmente com violão e piano, é desprovida de qualquer supérfluo para permitir uma melhor atenção do ouvinte às histórias que Tiê conta em sua voz afinadíssima. Trata-se de um trabalho extremamente intimista, que remete à tradição acústica da canção brasileira, mas também conversa com outros artistas internacionais que seguem esse caminho, como, por exemplo, Yael Naim.

Assim, como não sorrir carinhosamente ao ouvir o delicioso retrato que a cantora faz de si mesma na canção “Passarinho”: “Como um brotinho de feijão, foi que um dia eu nasci. Despertei, caí no chão e com as flores cresci. E decidi que a vida logo me daria tudo, se eu não deixasse que o medo me apagasse no escuro. Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou, que um nome de passarinho me encheria de amor. Mas passarinho, se não bate a asa logo pia, e eu, que tinha um nome diferente, já quis ser maria. Ah, como é bom voar”.

Que idéia genial ter realçado a música “Chá verde” com um “coro dos queridos” para lhe dar um clima mais festivo. Sem esquecer a deliciosa “Aula de francês” ou a belíssima “Assinado eu”, que introduz o disco e em que Tiê confessa: “Eu fico esperando o dia que você me aceite como amiga, ainda vou te convencer. Eu sei. E te peço, me perdoa, me desculpa que eu não fui sua namorada, pois fiquei atordoada, faltou o ar, faltou o ar. Me despeço dessa história e concluo: a gente segue a direção que o nosso próprio coração mandar, e foi pra lá, e foi pra lá”.

Dois sites oferecem maiores informações, além de músicas e vídeos da cantora:
www.tiemusica.com e http://www.myspace.com/tiemusica

Um comentário:

  1. Salut Eric!je suis arrivée ici par le blog critica et cultura(marcelo coelho),et j'ai beaucoup aimée!je vous rendrerai visite frequentement.Merci pour l'indic de l'artiste.bises
    Nine

    ResponderExcluir