terça-feira, 5 de maio de 2009

Coup de coeur ao Piano de Gogô

A música brasileira instrumental sempre se beneficiou de grandes compositores e grandes intérpretes. Há de se convir que poucas músicas no mundo são tão diversificadamente ricas e múltiplas em raízes e harmonias.

Embora raramente midiatizada, ela continua vivendo graças a nichos de artistas e produtores que lutam por meio de incentivos privados para poder gravar discos e contribuir à preservação da memória cultural do país. Essas iniciativas têm que ser louvadas, e o público tem papel essencial nessa proposta ao assistir aos shows e comprar os discos (ou downloads pagos).

Assim, recomendo vivamente o CD O piano de Gogô, com direção artística de Thiago Cury e lançado no selo Água Forte, que tive a felicidade de descobrir (e comprar por menos de R$ 15 na Livraria Cultura! http://www.livrariacultura.com.br/) há uns dias atrás.

Gogô, apelido de Hilton Jorge Valente, é pianista, arranjador e professor com mais de 50 anos de carreira. Além de clubes noturnos em São Paulo e Rio de Janeiro, atuou notadamente ao lado de Dick Farney, Lúcio Alves, Nana Caymmi, Maysa, Dóris Monteiro. Desde 1990, é professor no Instituto de Artes da Unicamp, onde desenvolve uma tese de doutorado sobre as harmonias na música popular brasileira.

O CD O piano de Gogô é joia rara, um disco para se ouvir com o coração. Os arranjos primorosos, que mesclam com ótimo gosto influências do jazz, da bossa nova e da música erudita, servem perfeitamente ao repertório escolhido com raro discernimento e em que se destacam compositores preciosos como Dorival Caymmi, João de Barro, Jacob do Bandolim, Johnny Alf e Guinga. Participações brilhantes de músicos e cantores – entre os quais Nailor Proveta (compositor e arranjador do belo “Choro e bossa” que introduz o disco), Zeca Assumpção, o próprio Guinga (autor da lindíssima “Noturna” com letra de Paulo Cesar Pinheiro), Alaíde Costa, Zé Luiz Mazziotti (em uma interpretação emocionante de “Choro pro Zé”, parceria de Guinga e Aldir Blanc) e o conjunto de cordas Ensemble SP – dão ainda mais brilho a esse magnífico trabalho.


Também disponível na rede uma entrevista de Gogô pelo programa Metrópolis da TV Cultura http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/metropolis--50-anos-de-carreira-do-pianista-gogo-0402336EC4995326?types=A

Um comentário:

  1. Oi, Eric
    vc sempre antenado, que maravilha!
    já tinha ouvido falar.
    obrigada
    beijão

    ResponderExcluir