segunda-feira, 23 de março de 2009

Pernil à moda caseira


Pernil à moda caseira
(para 4 pessoas)

Observações

Não suporto mais ouvir críticas a respeito da carne suína. Que eu saiba, é muito mais saudável e suculenta que a da maioria dos frangos empilhados nas prateleiras dos supermercados, cuja cor amarelo-pálida, banhada na luz das embalagens de isopor, é um convite a nos tornarmos vegetarianos extremistas. E nem toda carne suína é gorda, basta escolher pedaços mais magros!

Sem querer desprezar os grandes restaurantes e chefs ilustres, cuja criatividade e sabedoria na arte culinária são insuperáveis, deve-se reconhecer que não há nada melhor que uma boa comida caseira, daquelas que trazem à mente lembranças da infância, que são perfeitas para juntar amigos à mesa, que se saboreiam com bons vinhos e muitos risos.

A seguinte receita, de criação própria, foi exatamente pensada com este intuito, de levar um sorriso ao rosto e alegria ao coração. Espero que gostem.

Para quem curte boas refeições regadas à amizade, nada mais divertido que a leitura do livro Comer é um sentimento, de François Simon, Editora Senac – São Paulo (2006).

(Ler a resenha de Cristiana Couto em http://basilico.uol.com.br/cultura/arte_lc_034.shtml)

E para beber, aconselho um vinho tinto leve, Pays de Loire ou Anjou, por exemplo, que são muito agradáveis ao paladar e têm certa acidez que combina harmoniosamente com prato.

Ingredientes

- 1 fatia de pernil suíno (de 1 kg a 1,2 kg)
- 4 batatas
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 7 dentes de alho
- 200 g de queijo gruyère ralado
- 100 g de nozes picadas
- 1 ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- pimenta-do-reino moída
- pimenta-branca em grãos
- páprica picante
- alecrim
- louro
- azeite de oliva
- sal
- água

Preparo

Na véspera, prepare uma marinada com o vinho branco seco, o vinagre, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 1 colher (sobremesa) de sal, a pimenta-do-reino moída e a páprica, e deixe nela a fatia de pernil por 12 horas, virando algumas vezes a carne para que se impregne de todos os ingredientes.

No dia seguinte, unte com azeite uma forma refratária com tampa ou coberta com papel alumínio e coloque nela a fatia de pernil e a marinada.

Acrescente 5 dentes de alho inteiros com casca* e a pimenta-branca em grão.

Deixe a carne cozinhar com tampa em fogo baixo (160º) por 1 hora, regando-a com a marinada a cada 10 min. Se faltar caldo, acrescente um pouco de água.

Enquanto isso, descasque e corte as batatas em cubos grossos.

Cozinhe os cubos de batata no vapor, o tempo suficiente para deixá-los cozidos mas firmes (al dente). Reserve.

Lave bem e separe a parte verde (folhas) e branca (talo) do alho-poró. Corte as folhas em julienne. Corte o talo em 4 pedaços de igual tamanho.

Passe os pedaços de talo do alho-poró no sal e na pimenta-do-reino e cozinhe-os no vapor até que fiquem tenros.

Retire a forma do forno, e espalhe a julienne de folhas de alho-poró de maneira que forme um leito em volta da carne.

Retome o cozimento da carne por mais 20 min sem tampa e na temperatura de 220º, para que a carne comece a dourar. Regue-a várias vezes para não ressecar.

Enquanto isso, passe delicadamente os cubos de batata em uma mistura de sal, pimenta-do-reino e alecrim.

Disponha os cubos de batata e os talos de alho-poró em volta da carne de maneira harmoniosa. Regue a carne e os legumes com um pouco de azeite de oliva. Retome o cozimento por mais 10 min.

Salpique por cima dos legumes o gruyère ralado e as nozes picadinhas.

Coloque de volta no forno, em temperatura alta, até gratinar.

Sirva com arroz branco.

* Ao cozinhar dentro da casca, o alho se torna cremoso e levemente adocicado. É uma verdadeira iguaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário