sábado, 21 de março de 2009

Coup de coeur ao Auditório Ibirapuera

Além de se situar no coração do mais belo parque de São Paulo, o Auditório Ibirapuera é um lugar privilegiado para quem curte boa música e quer desfrutar de excelentes condições de acústica e de conforto.

Após ter sido alvo de inúmeras polêmicas e embargos judiciais que atrasaram sua construção por vários anos, o Auditório Ibirapuera foi finalmente inaugurado em 2005. Desenhado por Oscar Niemeyer, ele deveria ter integrado um projeto arquitetônico mais amplo, junto com a Oca e o edifício da Bienal, por meio de uma ampla praça pública e de uma marquise, que, até hoje, não foi totalmente completado.

O auditório tem uma característica única: um sistema de abertura atrás do palco que permite a um público externo assistir, a partir do gramado do parque, assista a apresentações ao ar livre.



A programação do auditório é variada, com apresentações de música clássica, brasileira ou jazz. O local recebe também artistas dentro da agenda de alguns festivais anuais.

O Instituto do auditório, por sua vez, além de administrar o auditório em si, tem um programa de incentivo à descoberta de novos talentos e abriga a Escola do Auditório que proporciona cursos de música e canto, como "Palhetas (saxofones e clarinetas, flautas, fagotes e oboés)", "Metais (trompas, trompetes e flugels, trombones, bombardinos e tubas)", "Técnica vocal", "Prática de Orquestra Brasileira", entre outros.

Todas as informações relativas à programação de concertos e à Escola se encontram no site
http://www.auditorioibirapuera.com.br/, em que os visitantes podem se cadastrar para receber e-mails sobre os eventos.

Quem quiser ter mais detalhes sobre o projeto arquitetônico pode acessar
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/oscar-niemeyer-auditorio-sao-22-02-2009.html

Enfim, uma curiosidade: o site do auditório disponibiliza um sistema on-line de monitoramento em tempo real da entrada e da platéia
http://www.auditorioibirapuera.com.br/tempo_real.aspx

Um comentário: