domingo, 29 de março de 2009

À flor da pele

Melody Gardot acaba de lançar seu 2º álbum, My One and Only Thrill, pelo selo Verve, e supera todas as expectativas que seu 1º trabalho, Worrisome Heart (2007), havia despertado.

Melody Gardot nasceu em New Jersey, em 1985. Em 2004, ainda estudante, foi vítima de um grave acidente de trânsito que a obrigou a ficar hospitalizada por alguns meses e lhe deixou sequelas permanentes. Durante sua hospitalização, e como terapia, ela desenvolveu um gosto natural pela composição musical, e ao receber alta, gravou seu 1º EP, Some Lessons. Em 2007 viria o aclamado disco de estréia, Worissome Heart, produção independente que, diante do sucesso, acabaria sendo relançada pela Verve.

My One and Only Thrill é joia rara. É um disco que, ao nascer, já se tornou clássico. Nesse trabalho, as influências de Gardot se encontram reunidas em uma junção impecável entre o cool jazz, o blues mais introspectivo e a chanson. O disco apresenta, entre outras, 10 composições originais da cantora, construídas na base de sensações, percepções, deixando as emoções à flor da pele, de forma a criar o thrill (arrepio) que dá nome ao disco. Esse frisson se deve também à combinação perfeita entre a base musical de piano, baixo, bateria e sax tenor e os estupendos arranjos de cordas de Vince Mendoza, que dão à obra um clímax quase cinematográfico, digno dos melhores trabalhos de Gordon Jenkins e Johnny Mandel.

Ao escutar My One and Only Thrill pela 1ª vez, reencontrei de imediato emoções que senti na descoberta de obras a meu ver tão essenciais quanto: Focus de Stan Getz ou Here’s To Life de Shirley Horn. Trata-se, de fato, de uma rara reunião de talentos que, ao se entregarem à mais delicada emoção, criaram um disco excepcional, daqueles que tomam imediatamente seu lugar no íntimo do ouvinte.
Quem quiser conhecer melhor a obra de Melody Gardot e ouvir faixas do novo disco pode acessar http://www.myspace.com/melody

Nenhum comentário:

Postar um comentário