terça-feira, 8 de maio de 2012

O prazer do debate


 
O meu amigo Milton Dutra Pereira me mandou um e-mail muito instigante sobre Caetano Veloso e Chico Buarque, o qual cutucou meu prazer intelectual e provocou uma resposta. O Milton não tem blog, mas tem argúcia e sabe escrever, algo um tanto raro nos tempos atuais. E, como vejo o blog como uma maravilhosa ferramenta de troca e divulgação de ideais, resolvi publicar nossa correspondência, tenha o valor que tiver, tratando-se apenas de um manifesto existencial, no sentido de existirmos. Talvez apenas um intercâmbio de ideias na falta de ideais, mas mesmo assim algo valioso. Porque na época em que todos nós somos facebucados, em que podemos graduar nosso interesse em “like”, “comment” e “share”, é muito fácil brincarmos de convivência, numa grande rede confraternal regulada por aplicativos que nos controlam e que orgulhosamente colecionamos como se colecionam figurinhas de ídolos de futebol. E nessa rede nós nos espelhamos nas telas de alta definição, numa exibição narcisista, em que é preciso competir orgulhosamente exibindo telefones muito mais “smart” do que seus donos, numa vã corrida à procura da inteligência perdida. Pois bem, essa troca de e-mail, assim como esse “post” não entendem revelar nenhuma verdade em relação aos temas abordados, apenas lembrar que as ferramentas modernas são válidas desde que queiramos usá-las como jocosos despertadores mentais e não apenas como placebos de uma ânsia de nos mostramos “internetamente” vivos e sociáveis.


Milton:


TALENTO E INTUIÇÃO 

É estranho e ao mesmo tempo fascinante como em termos de música brasileira ainda se possa ser surpreendido por “verdades” que se supunha solidificadas e acomodadas de uma forma confortável, e que de repente ressurgem como “novidades” porque se mostram de um jeito como ainda não tínhamos visto. E é por se tratar de figurões desta música que o fato é tanto surpreendente quanto substantivo (relevante). Caetano e Chico são as figuras que motivam esta elucubração um tanto difusa que vou tentar clarear.

Em primeiro lugar, de toda a rica e prolífica geração surgida nos anos sessenta são hoje os dois que mantém mais ativa e constante a veia criativa e com qualidade à altura de sua obra anterior.

No caso de Caetano, numa visão –ainda que tardia – de seus dois últimos trabalhos (2006) e Zii e Zie (2009) fica claro que continuam vivas sua inconfundível inventividade e inquietação artística. Mas o que impressiona mesmo é a inovação e atualidade de sua música. Cercando-se de músicos competentes e modernos a partir do filho Moreno, mais Kassim e Pedro Sá, Caetano navega, camaleonicamente como é seu estilo, numa sonoridade capaz de envolver tanto seu público cativo quanto gerações bem mais jovens. O melhor exemplo disto é o que fazem, a banda e o cantor, com Incompatibilidade de Gênios de João Bosco, um samba com malemolência e veneno tipicamente brasileiros que teve, além da virtuosa gravação do autor, outra com Clementina de Jesus, simplesmente transcendental. Nessa versão “transmoderna”, pra usar um termo ao gosto do próprio cantor, com a preciosa contribuição da Banda Cê, o que se houve é um amálgama de samba sincopado e toques de balada mais a candente interpretação do mano Caetano. Um luxuoso prazer ainda que envolto numa capa de minimalista modernidade. 

Chico voltou à música no ano passado (2011) depois de longa ausência envolvido com sua, a esta altura, prestigiosa carreira literária. No álbum chamado simplesmente “Chico” ele mantém o que foram algumas marcas de sua música em composições suaves e delicadas. Nas letras o que à primeira vista pode parecer simples na verdade contem elaboradas e singulares ideias representadas em sua sempre rica e às vezes lúdica arquitetura de palavras.

Poesias e crônicas desfilam numa diversidade de estilos que pode ir de “Meu Querido Diário” uma espécie de versão atualizada do seu antigo “Cotidiano”, a “Se Eu Soubesse” que pode lembrar uma chanson française. Há variações que tendem a um tom mais reflexivo, mas sem atingirem um clima taciturno. 

Sem pretender criar nenhuma teoria localizo uma coincidência na experiência artística e de vida de ambos. De uma forma ou de outra estão ou estiveram ligados à palavra escrita.

Caetano, que ainda nos tempos de faculdade pretendeu ser crítico de cinema, anos atrás lançou um livro muito bem escrito e sobretudo honesto, “Verdade Tropical”, sobre os primeiros anos de sua carreira até partir para o exílio. Atualmente escreve uma coluna aos domingos no “O Globo” no seu melhor estilo instigante e polemista.

Chico há muitos anos se propõe uma alentada carreira literária e já afirmou que a literatura é muito mais intrínseca nele que a música que seria “apenas instintiva”. Como leitor de duas obras suas – “Budapeste” e “Leite Derramado” – me rendo absolutamente ao seu talento como autor. Sempre bem recebido pela crítica (mesmo com algumas contestações), é também um sucesso de vendas e editado em muitos países.

Minha pergunta é se o fato de exercerem o ofício cartesiano da escrita, de alguma forma, como equilíbrio, alimenta e estimula em suas respectivas personas, o lado mágico e intuitivo da música.

Eu:

Concordo plenamente com você em todos os pontos. É óbvio que existem diferenças fundamentais entre Caetano e Chico, tanto nas personalidades quanto na verve artística e criativa. No entanto, concordo quando você constata que são os últimos grandes representantes e criadores da música brasileira que nasceu nos anos 1960.

No que diz respeito a Caetano, o lado camaleão está onipresente em toda a carreira do cantor. Nesse sentido, já foi feito por críticos o paralelo entre Caetano e David Bowie. São artistas multifacetados que sempre souberam se inspirar nas mais recentes ondas e tendências para criar uma obra em evolução permanente. Contudo, é incontestável que, assim como Bowie, trata-se de um revestimento sonoro, em uma corrida contra o tempo e o fato de envelhecer, já que, se você ouvir e Zii e Zie para além dos arranjos, verá que a estrutura das composições de Caetano remete fundamentalmente às demais obras que ele escreveu desde o começo da carreira. A mesma coisa acontece com a obra do Bowie. Da mesma forma, a “transmodernidade” tão cara ao artista, ou o “transsamba”, que em si é uma desconstrução de formas clássicas de composição musical, é uma maneira atual de proceder a releituras, o que outros já fizeram antes dele, notadamente um dos seus mais caros mestres, João Gilberto. Não é à toa que “O homem velho” talvez seja a música mais pungente do CD , assim como “Never get old” foi do CD Reality de David Bowie. Acredito que grande parte da inquietação desses dois artistas seja profundamente autorreferencial e narcisista, sendo a busca permanente da criatividade um tipo de mecanismo, de artefato para dar vazão a essa inquietação sobre a própria finitude, como um “retrato de Dorian Gray”.

No caso de Chico, há incontestavelmente uma preocupação bem parecida, mas de forma mais reflexiva, como você diz, ou mais introvertida. Contudo, a inquietação permanece em uma sofisticação cada vez maior da palavra, em jogo de pistas em que as aparências enganam, os lugares e as épocas se confundem, numa mesma corrida desenfreada contra o tempo, cujo fim, como em Leite Derramado, tem como característica de ser tragicamente inelutável. Com o decorrer do tempo, a jocosidade do malandro e do amante das “mulheres de Atenas”, foi recuperada pela implacabilidade de nosso destino, algo que começou a se desenhar em “O velho Francisco” e que, no CD Chico, está mais turva, porém incontestavelmente presente nas entrelinhas das canções dedicadas ao amor, à solidão e à relação de Chico com Thaís Gulin, que, sem dúvida, constitui mais uma manifestação da corrida do artista contra o tempo, outro retrato de Dorian Gray. Como se o artista epicurista tivesse descoberto a tragédia grega. 

Será que Caetano e Chico são dois artistas wildianos? Quem sabe, essa seja a resposta à tua pergunta final...


sexta-feira, 27 de abril de 2012

O charme discreto da burguesia




O charme discreto da burguesia

A burguesia já foi sinônima de revolução, de mudança de regime e progresso até se tornar a nata, la crème de la crème, que de tão cremosa e bem batida ficou azeda e sem graça. E da mesma forma que se degolaram cabeças de reis, apareceram os degoladores da nova riqueza, falsos eremitas, sucedâneos de Rasputin, desfocados da tela e da época que, na falta de lucidez, chamam a votar 16. Mas isso não passa de um logro pós-trostkista, na falta de estrogonofe consistente. Porque, pelo menos em São Paulo, hoje em dia burguesia não rima com nada, a não ser em alguns logradouros almofadados dos Jardins, uns recantos privilegiados e mofados do cartão de crédito sem anuidade e com milhas, que nasceram herdando uns traslados “ad vitam aeternam” entre Daslu, Miami, Nova York e Paris. Uns resgatados do antigo canal People and Arts, muita alta definição para compensar a falta de cultura. Pois bem, nesse vácuo em que estamos sendo sugados, não há mais bicho-papão da burguesia, o amargo verme do tédio de não saber viver, esse vitriole social tão bem retratado por Balzac ou Zola, já atingiu todas as classes, das mais abastecidas porém ignorantes, às mais espertas porém necessitadas. Todos nós sofremos apagões permanentes, num grande alzheimer coletivo. Somos esquecidos antes de sermos esquecidos. Tudo não passa de uma questão de conjugação. Mesmo assim, não sabemos declinar nosso verbo apesar de entrarmos num declínio. A vida se tornou cada vez mais surrealista, mas o charme discreto da burguesia continua igual.           

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Please, don't stop the music

2010 / pic: antonio wolff / art: ganzaro em boss in drama por


A dívida do pop atual para com o velho disco sound é tão enorme que nem o FMI seria capaz de contabilizar tantas cifras e cobrar tantos juros. A disco music pode ter sido o trunfo de selos e produtores espertos, mas vale a pena lembrar que ela apareceu numa época de crise econômica, em que já havíamos rompido com os antigos valores surgidos no pós-Guerra e já estávamos cansados do poder das flores, dos cabelos compridos, ponchos e lhamas, do cheiro de queijo de cabra caseiro e até de tropeçar de tamancos na lama de Woodstock. Na época do primeiro choque petroleiro, todo mundo precisava ser plastificado, com glamour e paetê. Precisávamos brilhar mesmo que na escuridão. Aí surgiu uma cultura oriunda do R&B americano e repensada por alguns mágicos do som que entenderam que, com essa mana, iam fisgar os “manos” da época. Mas, tudo foi feito na marra, sem truques de computador. A época era anterior ao photoshop e vocoder e a moda evoluiu de acordo com o gosto do público. Enquanto Earth, Wind & Fire ou Michael Jackson injetavam no seu som toques africanos, a velha Europa misturava reggae, ska, drumbeat com Kraftwerk para produzir ousadias que, vinte anos depois, deram à luz Guettas ou Sinclars, ou outros Calvin Harris.
Donna Summer, Diana Ross, Village People, KC and the Sunshine Band, Cerrone, Bee Gees, Patrick Juvet, Ami Stewart, Sylvester, Amanda Lear, Boney M ou ainda Chic e Sister Sledge, não somente marcaram sua época, como abriram o caminho para uma sociedade mais pluricultural e plurissexual,  que seguia os passos de Tony Manero nas pistas em que tantas pessoas no começo da noite gritavam "I Feel Love” para sairem na rua no amanhecer soluçando  “I will survive". E muitos países tiveram seus “Dancing Days”, cada um com seus santos “lulus” e suas frenéticas. Com a chegada dos anos 1980, a onda “disco” murchou, tornando-se cada vez mais uma lembrança, placebo das festas “revival” que até hoje animam as pistas do mundo todo. Entretanto, as estrelas do pop começaram a se sentir “como virgens” até serem bonecas plastificadas, rainhas do playback ou juradas de programa de calouros à procura do próximo ídolo instantâneo. Mesmo assim, a música disco ainda traz as mais gostosas lembranças de uma época em que curtir bolachas (especialmente as versões especiais 12” que, naquele tempo, não precisavam ser orgânicas, nem diet) não era um pecado e em que a cafonice ainda não havia sido recuperada por Mamma Mia ou Priscila, Rainha do Deserto. Mas, nos nossos tempos regulados pelo download e o descartável, sobrou pouco espaço para a verdadeira homenagem à época que, de certa forma, ainda era a da inocência. E o mais interessante é que essa homenagem vem de um talentoso artista paulistano chamado Péricles Martins, que assinou um dos discos mais instigantes e dançantes de 2011, Pure Gold, sob o nome Boss in Drama. Uma ode à época disco, um prazer para os ouvidos e os quadris. O som de Boss in Drama é imperdível e insuperável. So, please don’t stop the music.

http://www.facebook.com/bossindrama?sk=info#!/bossindrama

domingo, 22 de abril de 2012


Affiche de 'Le Troisième homme'


Le 3ème homme

Le premier tour des élections présidentielles françaises montre sans aucun doute que la vieille Europe a besoin de sang nouveau et de renouveau. L'échec électoral de la droite traditionnelle, représentée par Sarkozy, son plus pur exemple d'arrogance et stratification sociale, ne peut cacher l'absence de succès de la gauche également traditionnelle, qui, si elle n'est plus caviar, ne représente plus l'espoir de « l'homme avec une rose à la main » qui « a montré le chemin », si bien chanté par Barbara. Car le parti socialiste ne peut nier qu'il s'est embourgeoisé et s'est détaché de la véritable réalité sociale pour devenir chaque fois plus centriste, comme étant la face politiquement correcte d'une France perdue entre son peuple et ses "people". Devant ce scénario politique peu encourageant, il n'est pas étonnant que surgisse le 3ème homme, celui de toutes les peurs et de tous les émois, mais il est lamentable que ce troisième pouvoir ne passe d'un leurre à la mesure de la fausse blondeur de sa représentante, « machisée » en leader de la « véritable opposition »  par les propres membres de son parti. L’option, qu'elle soit politique, sociale ou culturelle, n'est pas seulement un choix, mais une soupape de sûreté qui garantit la pleine expression de la démocratie et du droit à la parole de tous. Le risque est que ce droit à la parole (ou à la révolte, qui, en soi, se justifie) ne s'exprime par l'apologie de son contraire, à savoir par la glorification de l'exacerbation des plus terribles préjugés et fascismes et par la négation du débat et, ainsi, de la propre option. L'incapacité d'un régime politique à résoudre les problèmes économiques et sociaux de son époque ne veut pas dire que ce même régime soit à la fois à l'origine et à la fin de ces problèmes. Sarkozy est responsable de ses erreurs, mais il n'est certainement pas responsable de la crise économique qui frappe l'Europe et une grande partie du monde occidental. Et c'est faire preuve d'ignorance que de penser qu’un président, indépendamment de sa tendance politique, pourrait résoudre cette crise à l'échelle nationale, en ignorant le reste du monde dans lequel nous vivons. La maladie de la France est celle d’une société stagnée qui souffre d'un manque d'utopie, d'une grande proposition qui la fasse aller de l'avant, même si pour peu de temps, comme "la rose à la main" qui a si bien éclos en 1981 et a (trop) vite fané. Mais si nous devons encore et toujours rêver d'utopie, d'autre ère et d'autre air, nous ne pouvons croire que ce monde parfait soit représenté par les plus purs exemples de l'ostracisme éthique, ethnique e social. Par ceux qui, au XXI siècle, contemplent encore les pire moments des ténèbres et renient les fondements primordiaux, qui de Rousseau à la Déclaration des droits de l'homme, ont construit les plus magnifiques cathédrales de notre société. Ceux qui, au-delà de la déification des idéaux, ne reconnaissent pas que tous les hommes naissent libres et égaux. Ceux qui croient que le futur de notre histoire passe par la restriction de l’accès à nos frontières, par un retour frileux au pire des contrôles étatiques et à la négation du système économique et social construit dans les cinquante dernières années. Ceux qui pensent nous leurrer par un discours où « bouter l’anglois [et autres démons plus méridionaux]  hors de France » est devenu le leitmotiv de fervents récupérateurs de Jeanne avant le bûcher, l'exacerbation de nos concepts les plus poujadistes. Car, si nous avons le droit de croire dans le futur de la France, nous devrions certainement penser avant de donner au « 3ème homme » le suffrage qu’il ne mérite certainement pas, avant de le légitimer comme contre-pouvoir et lui permettre de penser qu’il peut de nouveau changer l’hymne national. Car si la "Marseillaise" peut aujourd’hui paraître bien belliciste, elle reste certainement plus émouvante et unificatrice que ne l’était, l’est et le sera "Maréchal nous voilà".



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Odes, elegias e outras baboseiras: Será que afundamos de vez?

Odes, elegias e outras baboseiras: Será que afundamos de vez?

Será que afundamos de vez?



O ano era 1997 e os espectadores do mundo todo choravam ao descobrir a trágica história do jovem e pobre plebeu e da linda moça rica, cujo amor ia se perder no abismo do oceano junto ao mais mítico navio já construído. O ano era 1997 e as pessoas esperavam pela chegada do milénio, algumas esperançosas de que as coisas pudessem mudar, outras já temendo a chegada do bug que ai devolver a nossa civilização às trevas. O bug não passou de um "logrotipo" e, anos depois, as trevas se tornaram fenômeno de bilheteria do cavaleiro Batman. O mundo entrou no novo milénio cheio de confiança até que as míticas torres nova-iorquinas afundassem de vez e se tornassem a prova concreta de que majestosos navios e edifícios não passam de estruturas projetadas pelo homem à sua dimensão, frágeis construções de ferro e vidro que, assim como seus criadores, têm sua morte inscrita no próprio ato de nascer. Entretanto, tudo mudou e as emoções se tornaram mais frias, antecipadas, monitoradas e twittadas.  Não há mais história de amor impossível entre pobre plebeu e moça rica, mas insonsas adolescentes entediadas querendo se tornar vampiras ou participar de jogos vorazes. Os novos heróis só vivem na fantasia, seja do mundo dos bruxos, ou dos histéricos robôs transformadores de tela em tédio, ou ainda de bilionários e desabusados homens de ferro. E até o diretor de Titanic encontrou seu avatar num filme politicamente correto sobre a salvação da natureza. Os (des)equilíbrios econômicos mudaram. Tio Sam e a velha Europa estão descobrindo que Confúcio sempre esteve adiante enquanto a deusa Atena rasga a toga e pede esmola. Com certeza, nesses últimos 15 anos houve muitos náufragos mais importantes do que o do Titanic, muitas certezas afundaram no oceano da nossa desilusão e incapacidade de seguirmos adiante. Somos cada vez mais tecnologicamente velozes, porém cada vez mais intelectualmente emperrados, dentro de um paradoxo que não parece ter mais saída... O ano era 1997 e os espectadores do mundo todo choravam diante do trágico amor impossível de dois belos adolescentes que queriam mudar o mundo num magnífico barco que, apesar de ter afundado, trouxe esperança. Hoje os mesmos espectadores e as novas gerações podem chorar de novo... discretamente escondidos atrás dos óculos 3D.