terça-feira, 6 de outubro de 2009

Linda flor de Cabo Verde


A cantora Mayra Andrade acaba de lançar seu segundo CD, intitulado Stória, stória…, gravado em Paris, Havana e Rio de Janeiro, produzido por Alê Siqueira, em que retoma com muito êxito o coquetel de ritmos típicos de Cabo Verde, com influências da musica africana, brasileira, cubana e do jazz.

Nascida em Cuba, Mayra passou sua infância em São Tiago, no arquipélago de Cabo Verde, mas também em Angola, no Senegal e na Alemanha. Hoje é radicada em Paris e conhece um sucesso cada vez maior junto ao publico francês, que a descobriu graças ao primeiro CD, Navega (2006), e ao sucesso "Comme s'il en pleuvait". Ela também está obtendo grande sucesso em Portugal, onde se apresenta com muita frequência.

Para o novo trabalho, Mayra compôs três canções e chamou alguns dos melhores compositores de Cabo Verde para criar um excelente repertório, em que se encontram os ritmos tão marcantes daquele país (morna, coladeira, bandeira). De novo, o disco oferece uma série de musicas marcantes, ao mesmo tempo ritmadas e melancólicas, sorridentes e emocionantes, entre as quais se destacam as lindas "Tchápu na bandera", "Stória, stória…", "Mon Carrousel", com gracioso arranjo de acordeão, ou a delicada e tocante "Morena, menina linda", cuja orquestração, de Jaques Morelenbaum, é extremamente emocionante e se adéqua perfeitamente à delicadeza da letra sobre o amor. Outro destaque é a canção "Palavra", com judiciosa letra do cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa. Além de Morelenbaum, o disco contou também com a participação do pianista cubano Roberto Fonseca e da acordeonista portuguesa Celina da Piedade.

E todo o bem que se pode pensar ao escutar os discos de Mayra Andrade acabou de se confirmar no show arrebatador que ela deu no ultimo dia 2 de outubro, em La Cigalle, Paris, em que durante 1h30 a cantora conquistou o público parisiense que veio em massa para aplaudi-la. Simpática, carismática e com ótimos músicos, entre os quais o incrível baixista camaronês Etienne Mbappé e o talentoso baterista Luiz Augusto Cavani, Mayra Andrade fez um show absolutamente perfeito, ritmado e emocionante, em que provou ser dona de uma voz ao mesmo tempo poderosa e suave. A linda participação da cantora Yael Naim foi mais uma bela surpresa nessa maravilhosa apresentação.

Mayra, que está em turnê para o lançamento do disco, já se apresentou no Brasil, no Sesc Pompeia de São Paulo, em 2007, e no Rio de Janeiro, no último mês de agosto, dentro do Festival Black2black. Resta torcer agora para que ela volte logo aos palcos brasileiros com maior divulgação.

O site muito completo da cantora, em três línguas (francês, inglês, português), permite ouvir trechos de todas as músicas do novo disco: http://www.mayra-andrade.com/

Vários vídeos estão disponíveis no YouTube, inclusive clipes e trechos do show da Cigalle, entre os quais a arrepiante interpretação de "Lua", com solo de baixo de Etienne Mbappé http://www.youtube.com/watch?v=og-4E345s6o&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário