quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As filhas de Kate

A hoje sumida Kate Bush, egéria dos anos 1980, continua presente na voz de novas artistas que não escondem nos seus trabalhos o quanto a obra dessa cantora foi e permanece importante e atual.

A cantora francesa Émilie Simon acaba de lançar o CD The Big Machine, que remete diretamente ao trabalho de Kate Bush. Já no terceiro disco da carreira, Émilie Simon ficou conhecida pelo sucesso da canção "Desert", do CD de estreia, que foi remixada por vários artistas e DJs, entre os quais Thievery Corporation. Ela ficou ainda mais conhecida internacionalmente por ter composto a trilha sonora original do filme A marcha dos pinguins, grande sucesso internacional que lhe rendeu vários prêmios.

Hoje radicada em Nova York, Émilie Simon mostra com The Big Machine uma verdadeira maturidade artística. Sua voz remete imediatamente ao estilo tão peculiar de Kate Bush, assim como certa complexidade musical e um inegável senso de melodia. Contudo, a própria Émilie Simon ainda cita Laurie Anderson, outra figura marcante dos anos 1980, e a cena nova-yorkina da mesma época como fontes principais de inspiração deste novo trabalho.

Com o engenheiro de som Mark Plati (que já trabalhou com David Bowie) e a participação dos artistas Kelly Pratt (Arcade Fire) e John Natchez (Beirut), além da utilização de surpreendentes recursos como instrumentos tradicionais chineses, Émilie mostra toda a diversidade e riqueza de seu talento, fazendo com que The Big Machine seja desde já um dos discos mais marcantes deste ano.


Marina Diamandis, por sua vez, está ainda no começo de uma carreira que parece ser bem promissora. Esta cantora galesa, que assina seu trabalho sob o nome Marina and The Diamonds, acaba de lançar um EP intitulado The Crown Jewels, com três ótimos títulos, entre os quais a irresistível canção "I am not a Robot", que tem cara de hit instantâneo. De novo, a influência de Kate Bush e também de Björk são onipresentes nas composições e no canto de Marina, cujo primeiro CD deve ser lançado em breve.

O site de Émilie Simon http://www.myspace.com/emiliesimonmusic permite ouvir alguns títulos da artista, e o clipe da canção "Dreamland" no YouTube é imperdível http://www.youtube.com/watch?v=-tq1KmWW_n4&feature=fvsr

Da mesma forma, as músicas de Marina and The Diamonds podem ser descobertas no site http://www.myspace.com/marinaandthediamonds

Nenhum comentário:

Postar um comentário